A arte terapia é uma forma de psicoterapia que nos ajuda a expressar emoções e experiências que não são facilmente expressas em palavras. A pesquisa e a prática já demonstraram que essa ferramenta terapêutica oferece uma variedade de benefícios à saúde física e mental. 

 

Usamos vários métodos artísticos, como desenho, pintura, escultura e colagem, além de fotografia e escrita. Essas técnicas podem ser usadas em conjunto com muitas abordagens de terapia para aprimorar o trabalho desde crianças pequenas até o trabalho com idosos. Não nos concentramos no produto final, mas na cura por meio do próprio processo criativo.

 

Nas sessões em grupo, a arte terapia pode ser uma maneira poderosa de promover interações sociais e fortalecer um senso de comunidade. Ali, nossas habilidades de comunicação podem ser melhoradas, nos ajudando a explicar melhor nossos pensamentos. Também aprendemos uns com os outros à medida que nos apoiamos e trabalhamos juntos em projetos criativos, aumentando a autoconfiança e o senso de pertencimento.

 

Na arte terapia individual, o terapeuta pode se concentrar em necessidades e desafios específicos do cliente (ou paciente). A arte terapia também pode ser um complemento valioso para a terapia analítica, pois permite que nos expressemos de maneiras não verbais e exploremos conteúdos ocultos do nosso consciente. O cliente pode se expressar e trabalhar seus conflitos internos, medos ou experiências traumáticas e, através desse processo criativo, o terapeuta pode ajudá-lo a obter novas percepções sobre o tema trabalhado, entender melhor a si mesmo e promover mudanças positivas.

 

A psicologia analítica de Carl Gustav Jung enfatiza a importância dos símbolos e das imagens para a compreensão do inconsciente. 

 

De acordo com Jung, a arte é uma linguagem do inconsciente e o processo criativo é uma forma de explorar camadas mais profundas da psique, trazendo à luz conteúdos ocultos. Isso nos permite descobrir nosso simbolismo individual, que é de maior importância para a análise, o autoconhecimento e processo de individuação.

 

Assim, a arte terapia apoia uma abordagem holística, integral, para o tratamento de transtornos mentais e o desenvolvimento da individualidade.