O que é a fotografia com atenção plena?

 

A importância da Mindfulness (atenção plena) na prática psicoterapêutica está ganhando cada vez mais relevância em nosso mundo ocidental.    

 

Uma figura central no avanço e na adaptação da prática de atenção plena no Ocidente é Jon Kabat-Zinn. Ele é o fundador do Center for Mindfulness in Medicine, Health Care and Society na Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts e de sua renomada Clínica de Redução de Estresse. Ele ensina a atenção plena e a redução do estresse com base na atenção plena (MBSR) em todo o mundo. Em suas palavras:

 

"Mindfulness é estar atento de uma maneira especial: intencionalmente, no momento presente e sem julgamento." Jon Kabat-Zinn, 1994.

 

A fotografia com atenção plena (ou fotografia consciente) em particular, é uma prática que provavelmente sempre foi praticada intuitivamente por alguns fotógrafos, mas só agora está ganhando reconhecimento como uma ferramenta terapêutica. 

 

Sven Barlow, por exemplo, psicólogo, cientista e fotógrafo fervoroso, acredita que a fotografia com plena atenção pode nos ajudar a nos conectar mais profundamente com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor. 

 

Também é importante mencionar que a fotografia consciente não se trata de tirar fotos de forma tecnicamente perfeita, mas sim de se envolver com a situação, fotografando com presença total e sem julgamento. Pode-se escolher qualquer lugar para "mergulhar" e se divertir simplesmente por estar desperto; ou entrar na prática com um tema específico em mente, estando aberto para conversar com as imagens que chamarão a atenção.

 

A prática da fotografia com plena atenção pode apoiar o processo terapêutico, pois muitas vezes os clientes demonstram sentimentos ou necessidades fortes enquanto fotografam ou ao refletirem sobre as imagens que trouxeram. O terapeuta atento perceberá essas expressões emocionais e as incluirá no processo terapêutico. 

Eu acredito que esse método pode ajudar especialmente as pessoas que têm dificuldade em verbalizar determinados sentimentos ou medos a iniciarem uma ação de autoexpressão. A fotografia, nesse caso, funciona como um lugar seguro, oferecendo símbolos e espaço para conversas que talvez não pudessem ter sido iniciadas de outra forma.

Além disso, esse método também pode ajudar a melhorar a neuroplasticidade do cérebro, assim como fazem outros exercícios que treinam nossa capacidade de concentração.

 

A Universidade de Gloucestershire, na Inglaterra, realizou uma pesquisa independente onde foi avaliada e comprovada, a eficácia da abordagem da Look Again Mindful Photography® em melhorar o bem-estar e a saúde mental dos participantes. Entretanto, como ferramenta terapêutica, essa metodologia deve ser aplicada por profissionais de saúde mental treinados.

 

Quando apropriado, uso essa abordagem em terapia, e também facilito sessões de fotografia com atenção plena fora do contexto terapêutico para grupos em instituições educacionais, organizações ou ao ar livre, em um parque ou floresta.

 

Entre em contato se você gostaria de experimentar essa prática em grupo ou numa sessão individual, fora do contexto terapêutico.