O que é a Terapia Centrada na Pessoa de Rogers?

 

A terapia centrada na pessoa foi criada pelo psicólogo e idealizador da psicologia humanista, Carl Rogers (1902 – 1987). Sua abordagem traz a ideia de que as pessoas, como tudo na natureza, buscam o crescimento e a atualização de si mesmas, e que isso pode ser alcançado através do autoconhecimento e redescobrimento de si. Com esta intenção, a abordagem de Rogers consiste de três condições básicas e essenciais: Empatia, Congruência e Aceitação Incondicional Positiva.

 

A empatia exerce uma função fundamental, formando a atmosfera calorosa do encontro entre terapeuta e cliente. A congruência busca uma relação de máxima autenticidade consigo mesmo e com o outro. A aceitação incondicional positiva, nada mais é que a aceitação total do outro, sem condições, que fortalece uma postura de conexão com a verdadeira essência do indivíduo.

 

Este três elementos essenciais visam formar uma relação transparente entre terapeuta e cliente, onde num ambiente de aceitação, a pessoa tem a liberdade para expressar-se sem preocupações, confiante de que todos os seus sentimentos e pensamentos serão ouvidos sem julgamento.